Na ANADEP, defensora é também diretora para assuntos legislativos
Pela primeira vez a Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA) será presidida por uma mulher. Clarice Viana Binda assume no lugar de Joaquim Neto, que esteve à frente da ADPEMA desde 2014 e foi eleito presidente da ANADEP em março último. Clarice Binda é diretoria para assuntos legislativos da Associação Nacional – cargo estratégico e que atua diretamente com as principais pautas da Entidade e pleitos da categoria dentro do Congresso Nacional.
Clarice é formada em direito pela Universidade Federal do Maranhão. Está na Defensoria Pública desde 2011, atuou na comarca de Açailândia, na Capital São Luís (MA) e no Núcleo regional de São José de Ribamar. É titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE e desde 2013 é membro titular da Comissão de Direitos Humanos do CONDEGE. Em 2014, assumiu a vice-presidência da ADPEMA.
Para o presidente da ANADEP, Joaquim Neto, a defensora fará um trabalho de excelência tanto na Associação local quanto a nacional. “Hoje observamos inúmeros movimentos para que as mulheres ocupem posições de destaque nos setores da sociedade: no Legislativo, no Judiciário, entre outros. Na Defensoria Pública observamos que esta já é uma realidade. As mulheres vêm assumindo cargos estratégicos dentro das administrações e Associações Estaduais. Não tenho dúvida que a colega Clarice vai colaborar com sua experiência e exercer um trabalho de excelência ”, pontua o presidente da ANADEP.
Fonte: Anadep