Pressione ESC para fechar

ADPEMA participa da sessão de posse do novo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão

Foi realizada, de forma virtual, em razão da pandemia, em 28/01/2022, sessão solene de empossamento das Conselheiras e Conselheiros eleitos para o Conselho Superior da Defensoria Pública do Maranhão, biênio 2022/2024.

O Presidente em exercício do Conselho Superior, Dr. Gabriel Furtado, com o Secretário em exercício, Dr. Idelválter Nunes, deu posse aos seguintes membros eleitos: Dra. Ana Lourena Moniz Costa, Dr. Gil Henrique Mendonça Faria, Dr. Ian Barbosa Nascimento, Dra. Kamila Barbosa e Silva Damasceno, Dr. Thales Alessandro Dias Pereira, Dr. Victor Hugo Siqueira de Assis e Dr. Vitor de Sousa Lima. Também foram empossados os suplentes Dr. Fábio Souza de Carvalho, Dra. Jaqueline Sampaio de Castro, Dr. Marcus Patrício Soares Monteiro (representado pela Dra. Elainne Barros) e Dr. Thiago Manoel Cavalcante Amin Castro.


Após leitura do termo de posse pelo cerimonial, a empossanda Dra. Kamila Barbosa Damasceno leu o termo de compromisso. Em seguida, o Defensor Público Dr. Gil Henrique fez o tradicional discurso em nome dos empossados: “Hoje, com quase cinco anos de carreira, passo a exercer essa função tão importante, que tem como competência a normatização e decisão acerca de questões que atingem toda a carreira, cada dia maior e mais estruturada no Maranhão”.

O Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Dr. Cristiano Matos de Santana, cumprimentou os presentes e deu as boas-vindas aos empossados, procedendo a rápida leitura do art. 18, I da Lei Complementar n. 19/1994, onde estão consignadas algumas competências do colegiado, como representação ao Defensor Público-Geral sobre criação de cargos, alterações na Lei Orgânica, proposta orçamentária etc, sublinhando a importância capital do colegiado para a instituição e para o povo.


Em seguida, o representante classista vaticinou: “São inúmeros os desafios do colegiado, dentre os quais a regulamentação do trabalho virtual, que já é uma realidade entre nós, basta ver a própria posse virtual e os atos realizados pelos Tribunais do Trabalho e pelos Tribunais de Justiça”. Antes de finalizar, o Presidente da entidade classista agradeceu, grandemente, às Conselheiras e aos Conselheiros que findaram o biênio 2020/2022 e que muito realizaram em período de pandemia.


Já a Ouvidora-Geral, Assistente Social Fabíola Diniz, ressaltou a construção de uma parceria sólida com o Conselho Superior: “Estamos às vésperas de completar 10 anos de Ouvidoria da Defensoria Pública e contamos com o apoio do Conselho na aprovação do regimento interno do nosso órgão”.
Na sua fala, o Presidente em exercício, Dr. Gabriel Furtado, enumerou as conquistas administrativas da atual gestão e pontificou: “O grande papel do Conselho Superior é efetivar as políticas públicas de acesso a direitos. O Conselho é o alicerce. E este momento é muito marcante para quem toma posse, pois a nossa instituição vive uma realidade ímpar, com muitas obras para expansão do nosso serviço em todo o estado”.


Já o Secretário em exercício, Dr. Idelválter Nunes, registrou que “O Conselho Superior é o órgão mais importante da Defensoria Pública por ter em suas atribuições a missão de acompanhar e tomar decisões que impactam na vida dos cidadãos”.


Além dos empossandos, acompanharam a sessão alguns Defensores Públicos, como o Dr. Diego Oliveira, que findou mandato no colegiado, e a Dra. Suellen Imbriani.


Encerrada a posse virtual, Conselheiras e Conselheiros, sob a presidência do Dr. Gabriel Furtado, iniciaram a 155ª sessão ordinária e primeira do ano com pauta significativa: afastamentos, lista de antiguidade, regulamentação das eleições na instituição e apreciação de edital de remoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *