A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA) parabeniza a Defensoria Pública pela implantação dos Núcleos Regionais de São João dos Patos e de Colinas, duas distintas cidades que, até então, não contavam com a presença da Defensoria Pública, de modo que o tripé do Sistema de Justiça estava em falta.
A ADPEMA, pelo seu Presidente Cristiano Matos de Santana, presenciou a inauguração virtualmente e desejou bom trabalho ao Dr. Lucas Uchôa e a Dra. Jéssica Oliveira, que oficiarão nas Comarcas de São João dos Patos e de Colinas, eles que são competentes e aguerridos membros da instituição e que precisarão de distintas habilidades, que não lhes falta, para lidar, nas respectivas regionais, com os diversos problemas da população nos mais diferentes setores: moradia, alimentos, falta de medicamentos, encarceramento, direitos de vizinhança entre outros ramos que a instituição atua.
As regiões do Sertão maranhense e Alpercatas contam com cerca de 100 mil habitantes, contabilizando-se os termos judiciários de Sucupira do Riachão e Jatobá. O ato de inauguração ocorre, exatamente, quando faz aniversário a Constituição Cidadã de 1988: 05 de outubro, o que constitui enorme alegria, afinal, a vontade do Poder Constituinte é de que haja Defensoria Pública em todos os locais onde houver uma unidade judicial, consoante Emenda Constitucional n. 80, promulgada há 6 anos.
O Defensor Público, Dr. Lucas Uchôa, chamou atenção para as características dos assistidos pela Defensoria e o papel da instituição no fortalecimento desses públicos. “A nossa atuação se destina a um segmento específico, formado por pessoas vulnerabilizadas e estigmatizadas. E isso torna nossa missão ainda mais nobre e nos encoraja a defender e fortalecer essas populações, para que elas sintam se acolhidas e vejam este espaço como a casa do povo”, afirmou. Já a Dra. Jéssica Oliveira, que atuará em Colinas, ressaltou: “Hoje é dia de dupla comemoração. No dia em que a nossa Constituição cidadã completa 32 anos, temos satisfação de entregar o núcleo de Colinas, o que muito nos orgulha”, frisou, chamando a Defensoria de “flor do sertão”, por sua força e insistência em brotar nos campos mais áridos e secos.
Além do Defensor Público-Geral, Dr. Alberto Bastos, Sub-Geral, Dr. Gabriel Furtado, Corregedor Geral, Dr. Idelválter Nunes, e Ouvidora Geral, Assistente Social Márcia Maia, estavam presentes diversas autoridades, como o Vice-Governador Carlos Brandão, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Dr. Eduardo Nicolau, dentre outras autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.