O Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Dr. Cristiano Matos de Santana) reuniu-se, virtualmente, com o Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (Dr. Idelválter Nunes da Silva) para tratar de assuntos de interesse dos membros da instituição, como a atuação deles no interior do estado e as dificuldades enfrentadas no tocante à estrutura das comarcas, regionais e municípios interioranos, que não contam com estrutura de educação para seus filhos, nem de saúde para a família.
Além disso, Defensoras e Defensores Públicos possuem inúmeras necessidades para o bom exercício da profissão, dentre as quais a de equipamentos eletrônicos e de acesso à internet, tornando-se mais produtivo e seguro, em determinadas situações, o peticionamento domiciliar, mormente em tempos de covid.
Também trataram de questões mais sensíveis, como as correcionais, que estão sendo acompanhadas pela associação, tendo o representante da entidade classista destacado que determinados assuntos podem ser resolvidos, preferencialmente, no âmbito da resolutividade consensual (termo de ajustamento de conduta, transação), no que houve a concordância do Corregedor Geral, em diálogo construtivo.
Na oportunidade, o Presidente da ADPEMA renovou votos de cooperação e ratificou a importância associativa na defesa dos direitos dos associados.