Ocorreu, no dia 21 de agosto, no salão do Conselho Superior da Defensoria Pública do Maranhão, a posse da Dra. Ana Heloíza de Aquino Souza como Defensora Pública. A empossada estava acompanhada da mãe Heloisa Aquino, do irmão José C. de A. e Souza e da tia Tereza Siqueira.
O empossamento, como reza a lei, deu-se perante o Defensor Público-Geral, Dr. Alberto Bastos, que presidiu a sessão, presentes o Subdefensor Público-Geral, Conselheiros, Ouvidora Geral e o Presidente da Associação ADPEMA, Dr. Cristiano Matos de Santana.
As saudações dos Conselheiros, Ouvidora Geral, Defensor Público-Geral, Subdefensor e do Presidente da Associação foram de alegria e bom ânimo.
No memorável ato, o Dr. Cristiano Matos de Santana, Presidente da ADPEMA, deu as boas-vindas a já empossada, num misto de leitura de seu discurso e reflexões de improviso, destacando os objetivos da República, a natureza jurídica da Defensoria Pública, que- após a Emenda Constitucional 80/2014- passou a ser uma Magistratura Defensorial ao lado da Magistratura Ministerial e da Magistratura Judicial, não integrante dos poderes constituídos.
O representante de classe, por fim, lembrou as lutas da ADPEMA e da ANADEP em prol de uma Defensoria Pública pujante, como atuação parlamentar e acompanhamento de ações judiciais, concluindo com a citação de Ruy Barbosa:
“O direito dos mais miseráveis dos homens, o direito do mendigo, do escravo, do criminoso não é menos sagrado, perante a justiça, que o do mais alto dos poderes”.