Pressione ESC para fechar

Defensores públicos do Maranhão contribuem com debates nacionais na 1ª Semana da Autocomposição do STJ

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão teve participação de destaque na 1ª Semana da Autocomposição do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. Os defensores públicos Rodrigo Casimiro Reis e Thiago Josino Macedo integraram a programação do evento, que reuniu autoridades, magistrados, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do sistema de Justiça para discutir caminhos inovadores para a solução consensual de conflitos.

No primeiro dia da programação, o defensor público Rodrigo Casimiro, Chefe de Gabinete da Ministra Nancy Andrighi (STJ), atuou como moderador da palestra “Sistema e Solução de Problemas Jurídicos e o Perfil do Acesso à Justiça no Brasil”, apresentando a temática e conduzindo o diálogo com os palestrantes Leandro Fernandez Teixeira, juiz do Trabalho do TRT-6, e Gustavo Osna, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Rodrigo Casimiro atualmente exerce a função de chefe de gabinete da ministra Nancy Andrighi e integra as ações do Cejusc/STJ, contribuindo para o fortalecimento da cultura de conciliação.

Já no segundo dia do evento, o defensor público Thiago Josino, Coordenador dos Projetos de Mediação “Vem Conciliar” e “Reconectando Pessoas” na DPE/MA, foi um dos palestrantes da mesa “Litígios Coletivos Complexos e Consensualidade: A Cultura da Paz”, ao lado de especialistas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Coordenador dos projetos de mediação “Vem Conciliar” e “Reconectando Pessoas”, ambos desenvolvidos no âmbito da Defensoria Pública do Maranhão, Josino apresentou resultados e experiências que vêm promovendo soluções dialogadas e ampliando o acesso à justiça no estado.

A participação dos defensores maranhenses reforça o compromisso da Defensoria Pública com práticas que priorizam a escuta, o diálogo e a pacificação social. Para a ADPEMA, a atuação dos seus membros em um evento nacional dessa relevância evidencia o protagonismo da instituição na construção de políticas e estratégias de autocomposição no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *