Na última sexta-feira, dia 22 de março, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão realizou a Solenidade Inaugural da Ordem do Mérito ADPEMA, no auditório Desembargadora Madalena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
O presidente da associação Dr. Cristiano Matos de Santana, que é o Grão-Mestre da Ordem, saudou todos os presentes destacando o contributo das Defensoras e Defensores Públicos, pessoas naturais, jurídicas, instituições civis, organizações militares ou eclesiásticas pelos serviços prestados à entidade de classe, à causa defensorial e ao acesso à justiça. “Para nós, enquanto Defensor Público e presidente da Associação, é com maior gosto que estamos realizando a solenidade Inaugural da Ordem do Mérito ADPEMA, cujo objetivo é laurear e agradecer a todos que lançaram contributos importantes para a associação, para a Defensoria Pública e para mais acesso à justiça.”
A Ordem do Mérito ADPEMA é composta dos graus Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. E contou, ademais, com a comenda de Honra ao Mérito Bons Serviços 20 anos, 10 anos e a comenda de Honra ao Mérito Pioneiros da associação, da Defensoria Pública e da sua autonomia.
O galardão foi outorgado a Defensoras, Defensores Públicos e servidores da Defensoria Pública, a personalidades do Judiciário, da AMMA, do Ministério Público, da AMPEM, da Procuradoria Geral do Estado, da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública do Piauí/APIDEP, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da advocacia, do TRF1, do Senado, da ANADEP.
“Honrado em receber a medalha de honra ao mérito da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do MA. Essa medalha reforça o meu compromisso em seguir lutando para que o nosso Estado tenha mais Defensoras e Defensores Públicos. E que a toda a sociedade maranhense conte com esse instrumento de cidadania à sua disposição”, declarou o Deputado Estadual, Servidor Público, Advogado e Professor Carlos Lula, homenageado com a medalha de Honra ao Mérito ADPEMA Grau Grã-Cruz.
A ADPEMA parabeniza todos os condecorados, em especial as associadas e os associados da entidade, por suas conquistas e contribuições destacadas. No seu discurso, o Presidente Cristiano Matos de Santana agradeceu a Deus, a seus pais pela educação, a sua esposa e filhos, a todos pelo profícuo trabalho, à diretoria pela confiança, à secretária da entidade e à comunicação e cerimonial.
A ADPEMA
A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA) foi idealizada em 2001, dando o seu nascimento (19/05/2001), após a nomeação e posse dos primeiros aprovados no concurso público da Defensoria Pública. Ela é entidade civil, sem fins lucrativos, de interesse público, que congrega e representa Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Maranhão, que são os responsáveis pela orientação jurídica, defesa e promoção dos direitos humanos, em todos os graus, em diversos âmbitos: direito ambiental, direito de família, direito dos ribeirinhos, quilombolas e população indígena, direito da pessoa com deficiência, direito cível, direito da criança e do adolescente, direito à saúde, direito criminal.
Uma das finalidades da ADPEMA, que tem utilidade pública reconhecida por lei estadual e municipal, é pugnar pelo prestígio da Defensoria Pública, desenvolver trabalho no sentido de colocar a entidade e seus associados em posição de destaque e manter intercâmbio com entidades de caráter científico ou cultural, além de cooperar com as instituições para o aprimoramento do Estado Democrático de Direito.