A ANADEP, na pessoa da Presidente Rivana Ricarte, e a ADPEMA, pelo Presidente Cristiano Matos de Santana, participaram do evento de lançamento do Selo Esperança Garcia 2023 – Por uma Defensoria Pública antirracista. Esta é a 3ª edição do prêmio de iniciativa do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil. Presente, ademais, a Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Maranhão, a Assistente Social Fabíola Diniz.
A live foi acompanhada também por defensoras e defensores públicos gerais, representantes das Associações Estaduais e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE).
A anfitriã do evento foi a ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Pará, Norma Miranda Barbosa, que também é vice-presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas e coordenadora nacional da Politica de Igualdade Racial.
Norma Miranda apresentou aos participantes o selo Esperança Garcia. “Estamos falando de dentro para fora desta instituição, e isso é importante porque direitos só se garante com a participação de todos e todas”, disse.
As Defensorias Públicas premiadas terão de apresentar as suas práticas em um painel no evento que ocorrerá no dia 7 de novembro em Brasilia (DF). Segundo Norma Miranda, serão premiadas as práticas exitosas de combate ao racismo que marcaram e impactaram as instituições. “O prêmio ouro vai para a Defensoria Pública que tiver de duas a três práticas e tiver ouvidoria instalada. Já o selo prata vai para a Defensoria que tem até duas práticas e ouvidoria. O terceiro lugar, por fim, é para a Defensoria que tem uma prática ou está em processo de implantação de suas ouvidorias”, explicou.
Fonte: ANADEP.