Pressione ESC para fechar

Presidente da ADPEMA participa de ato público em defesa da democracia e da Justiça Eleitoral

O presidente da ADPEMA, Cristiano Matos de Santana, participou, na última sexta-feira (27/08), junto a representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, do lançamento do Manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça Eleitoral, no qual destacam a importância do regime democrático e rechaçam as críticas infundadas lançadas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

O documento foi lançado durante o encerramento do ato público promovido pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), que contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo; do diretor da Escola da Magistratura (ESA), des. José Jorge; além de magistrados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e do Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual (Sindjus).

Ao abrir o evento, o presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, disse que o  sistema eleitoral é um dos pilares da Democracia e quando o sistema de votação é colocado em dúvida, é a própria Justiça Eleitoral, formada por servidores e servidora, magistrados e magistradas e pelos Tribunais, que também são colocados sob suspeição e dúvida.

“Não podemos silenciar, sob pena de esta omissão ser tomada como uma ambiguidade para parte da população, gerando mais instabilidade”, ressaltou Holídice.

Durante o ato, o presidente Cristiano Matos de Santana, disse em sua fala: “A iniciativa da AMMA em prol da democracia e da Justiça Eleitoral, assim como a ação do Presidente do TJMA, Des. Lourival Serejo, de distribuir exemplar da Constituição Federal no terminal de integração é ato de civismo que lembra a campanha de Ruy Barbosa, em 1910, que teve como adversário o Mal. Hermes da Fonseca, denominada Campanha Civilista, quando Ruy, com apoio de São Paulo, pregou no Norte e no Nordeste reformas para o País e defendeu que as eleições deveriam ser dirigidas pelo Poder Judicial. Nós todos temos o dever cívico- tal qual Ruy-, de pregar, em todos os rincões, para o urbano e o sertanejo a importância das instituições no regime democrático. A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos vem somar nesse trabalho”.

O Ato Público em Defesa da Justiça Eleitoral e da Democracia marcou o encerramento da Semana de Valorização da Magistratura, promovida anualmente pela AMMA, para tratar sobre a importância da magistrada e do magistrado do Brasil, buscando sua maior visibilidade e transparência e suas ações, como uma forma de aproximar o Poder Judiciário do cidadão.

Informações: AMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *