A ADPEMA, pelo seu Presidente Cristiano Matos de Santana, compôs mesa virtual e participou da solenidade organizada pela Defensoria Pública em alusão aos 20 anos de empossamento dos primeiros Defensores Públicos e das primeiras Defensoras Públicas., ocasião em que rememorou o ato de 04 de abril, quando tomaram posse, na sede da PGE, os primeiros membros da instituição perante a então Procuradora Geral da Defensoria Pública, Dra. Ana Maria D. Vieira, sendo Proc. Adjunto Dr. Ruy Almada e Corregedora Dra. Rosimar.
Em sua fala, o representante da entidade classista compartilhou com todos sua dupla alegria, a uma porque a instituição vem realizando seu desiderato de levar acesso à Justiça no sentido mais amplo e democrático, a duas porque a história do órgão defensorial confunde-se com a da própria luta da entidade de classe ADPEMA, citando alguns exemplos: desvinculação administrativa da PGE; reconhecimento de atos exclusivos de defensor público, como atendimento e peticionamento; a greve de 2005/2006, que culminou com a nomeação de mais aprovados e com eleição para formação de lista tríplice para Defensor Geral; a solicitação à OAB para ajuizamento de ADI da lei estadual que vinculava o órgão defensorial à Governadoria; proposta de alteração na lei orgânica estadual para garantir direitos, além de inúmeras atividades locais e nacionais com a ANADEP.
O Pres. Cristiano Matos fez questão de nominar cada um dos presidentes da ADPEMA e cada um dos Defensores Públicos Gerais. Ao final, destacou que não tem faltado a cada membro abnegação para o trabalho em prol do povo, finalizando com a citação de Ruy Barbosa, em Oração aos Moços: “O direito dos mais miseráveis dos homens, o direito do mendigo, do escravo, do criminoso não é menos sagrado, perante a justiça, que o do mais alto dos poderes”.
Integraram a mesa virtualmente diversas autoridades do Executivo, do MP, da PGE, da OAB, da DPU, do TCE, da sociedade civil e da Ouvudoria Geral, além dos servidores Marlene e Marcos Pacheco.