O presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão, Defensor Público Cristiano Matos de Santana, participou ontem, dia 11/02/2021, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, da audiência pública referente aos pedidos principal e subsidiário de restrição comercial e de pessoas veiculados em ação civil pública da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, subscrita a ação civil pública pela Dra. Clarice Binda, Dr. Cosmo Sobral e Dr. Diego Bugs, titulares, respectivamente, nos Núcleos de Direitos Humanos, da Saúde, Idoso e Pessoa com Deficiência e Núcleo Regional de Raposa.
Presentes também Procuradores e Advogados dos municípios maranhenses, além do Procurador Geral do Estado, presentantes da Defensoria Pública, representante do Ministério Público, Secretários de Estado da Saúde, Dr. Carlos Lula, e da Seinc, Simplício Araújo, Secretário de Saúde de São Luís, Dr. Joel Júnior, e representantes de setores da atividade econômica do Maranhão e da mediação.
A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA) esteve presente no ato para dar apoio aos associados, missão da entidade, em momento tão delicado em que, ao ajuizar ação judicial com base em informações técnicas, os competentes agentes políticos recebem críticas imensuráveis e ataques em parte da imprensa e blogs.
O representante classista assevera que a Defensoria Pública é instrumento e expressão do estado democrático e que a atuação na defesa da vida e da saúde da população se dá diuturnamente pelos membros da instituição, em período normal, em regime de plantão e em momentos de gravidade em que o “covid-19” atinge crescentemente a população e há altíssimo índice de ocupação de leitos de UTI nos hospitais.