A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), pelo seu Presidente Cristiano Matos de Santana, marcou presença em importante projeto do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Maranhão em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e com a Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social de São Luís/SEMCAS.
O projeto intitulado “Da rua para uma nova vida: alimentando sonhos, gerando oportunidades” volta-se para as pessoas em situação de rua. Além disso, envolve várias frentes de atuação e visa tirar da invisibilidade pessoas, dando-lhes novas oportunidades.
As pessoas que vivem em situação de rua farão o curso de capacitação e receberão certificado, além do que participarão de sorteio de equipamentos de trabalho, como carrinhos para lanches, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
No curso, os alunos do projeto, que inclui dois venezuelanos refugiados, passarão por uma formação técnica na área de culinária e capacitação humanística. Releva dizer que todos realizarão atividades psicopedagógicas para, apenas num segundo momento, realizar atividades práticas no aprendizado da culinária.
A iniciativa maranhense foi inspirada no projeto “Mais Um Sem Dor”, promovido pelo MPT-GO, Justiça do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Defensoria Pública e Senac. Estiveram presentes autoridades locais e representantes de vários movimentos sociais.
Farão parte da rede de apoio do projeto, no Maranhão, além das instituições públicas já mencionadas, o Consultório na Rua, o Movimento População de Rua (Pop-Rua), a Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (Remadd), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).