ADPEMA, pelo Presidente Cristiano Matos de Santana, participou da 232ª sessão extraordinária do Conselho Superior, cuja pauta foi, exclusivamente, a eleição para o cargo de Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
Após verificação de quórum, a sessão foi aberta pela Primeira Subdefensora Pública-Geral, Dra. Cristiane Marques, que passou a palavra à candidata à recondução Fabíola Diniz. A candidata, que é assistente social, cumprimentou os presentes e fez uma breve explanação sobre desafios e metas que se propõe a executar. Feita a apresentação, os Conselheiros Aldy Filho e Victor Hugo fizeram indagações, dentre as quais as dificuldades na Ouvidoria e o que pode ser feito para melhorar, bem como a maneira que se dá a atuação em rede e como tem sido a interlocução com o movimento LGBTQIA+. A candidata respondeu, a contento, todas as indagações, destacando a necessidade de servidor na Ouvidoria, mostrando conhecimento da atuação, no que os Conselheiros ficaram satisfeitos.
O Presidente da ADPEMA elogiou o trabalho da Comissão Eleitoral, em processo complexo e, normalmente, muito trabalhoso, realizado pelos Defensores Públicos Adriano Damasceno, Cosmo Sobral e Gustavo. Também consignou elogios ao Conselho Superior. O dirigente de classe registrou que a Ouvidoria Geral foi criada na gestão de Aldy Filho, que teve a visão de implementar importante órgão, de modo que, passados 10 anos, é chegada a hora de uma profissionalização, é dizer, que haja servidores na Ouvidoria Geral, haja vista que por mais que a automação seja importante, as questões sensíveis que lá chegam, necessitam de pessoas, de profissionais, fala que também foi assentada pelo Corregedor Geral Aldy Filho.
Por fim, Cristiano Matos consignou que a Assistente Social tem um traço característico muito importante para o desempenho da tarefa, o de ser conciliadora, de usar a comunicação não violenta, o que facilita bastante na interlocução e resolutividade dos problemas, no que colocou a ADPEMA à disposição e desejou bom êxito.
Aldy Filho corroborou a fala do Presidente da Associação e destacou a habilidade emocional de Fabíola Diniz. Kamila Damasceno destacou o trabalho e ressaltou o perfil conciliador. Victor Hugo consignou que a instituição precisa de pessoas que não sejam muito teóricas. Os demais Conselheiros corroboram as falas.
Procedida a votação, o resultado foi pela votação unânime de Fabíola Diniz como Ouvidora Geral reconduzida. Ela que, no processo eleitoral, era candidata única, embora, no início, tivesse havido várias inscrições, que foram indeferidas ante irregularidades documentais ou intempestividades.
Fabíola consignou que seu desejo é de concluir os objetivos novos à frente da Ouvidoria Geral e, depois, voltar à Defensoria Pública como servidora pública.
Djan Moreira, Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Piauí, registrou presença e fala: “Que a Assistente Social Fabíola Diniz continue sendo ponte porque ponte une”.
Presentes Cristiane Marques, Victor Hugo, Kamila Damasceno, Aldy Filho, Jaqueline Castro, Ian Barbosa, Cristiano Matos, Fabíola Diniz, além da Defensora Pública Jéssica.