A ADPEMA, representada pelo Presidente Cristiano Matos de Santana, participou, virtualmente, em 09 de junho de 2021, de assembleia geral extraordinária da ANADEP.
Na reunião presidida pela Dra. Rivana Ricarte, diversos assuntos de relevo foram tratados, dentre os quais, a pedido da ADPEMA, o eventual retorno às atividades presenciais e o teletrabalho, temas de grande importância para todos os membros. O representante da ADPEMA, Dr. Cristiano Matos, destacou o quanto a pandemia do covid-19, em 2021, tem ceifado centenas de milhares de vidas, superando, infelizmente, todo o ano de mortes em 2020, havendo o agravante das novas cepas, o fungo negro e a lotação das UTI’s, não existindo sequer segurança para o retorno às atividades presenciais dos que foram vacinados, enquanto a população de um modo geral não estiver imunizada. Diversas outras associações demonstraram grande preocupação com o tema.
Um dos pontos da pauta foi a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a estratégia de atuação. A Presidenta da ANADEP, Dra. Rivana Ricarte, falou sobre a tramitação da matéria que deve será analisada por uma Comissão Especial, de sorte que a diretoria da entidade seguirá o trabalho de apresentação de emendas com os principais pleitos da carreira, além de agenda com parlamentares, apresentação de nota técnica sobre o tema e diálogo permanente com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado.
Participou da reunião o Advogado da ANADEP, Dr. Ilton Norberto Robl Filho, que expôs as estratégias de atuação em relação à ação do Procurador Geral da República, Dr. Augusto Aras, que questiona o poder de requisição da Defensoria Pública, instrumento imprescindível para o exercício funcional, sobretudo, nas ações coletivas.
Por fim, houve informes sobre o plano de saúde nacional, que está em tratativas, sobre a formação de grupo de trabalho de prerrogativas, além de apresentação do balanço de atividades jurídicas e legislativas.