A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão – ADPEMA, por meio do seu Presidente Cristiano Matos de Santana, esteve presente, na sexta-feira, 23/06, na mesa de abertura do Seminário “Políticas Públicas Voltadas às Pessoas com Deficiência no Estado do Maranhão e seus Municípios” realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, no auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma iniciativa do Parlamentar Federal Márcio Jerry.
O momento foi uma oportunidade ímpar para se divulgar, disseminar e reforçar os objetivos da campanha nacional intitulada “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”, campanha essa que é uma iniciativa da Associação Nacional da Defensoras e Defensores Público (ANADEP), com apoio efetivo da ADPEMA, das Associações Estaduais e do DF, das Defensorias Públicas Estaduais e do DF e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
Na ocasião, o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Márcio Jerry, ressaltou, expressamente, o esforço que vem sendo feito pela ANADEP na campanha de inclusão e mencionou a Defensoria Pública do Maranhão como umas das 07 do Brasil que possui um núcleo específico voltado para as pessoas com deficiência. “Lembro do esforço que vem sendo feito pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), uma campanha muito importante de inclusão. E mencionar também que a Defensoria Pública do Maranhão é uma das sete do Brasil inteiro que tem um núcleo específico ligado à pessoa com deficiência. Leve os nossos parabéns a todas as Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão”, concluiu antes de passar a fala ao Presidente da ADPEMA.
O Presidente da ADPEMA, Cristiano Matos de Santana, asseverou: “A ANADEP teve uma iniciativa muito louvável ainda há pouco mencionada pelo nosso Deputado Federal Márcio Jerry, no sentido da criação de uma campanha nacional por todo o ano de 2023 até maio de 2024, com a temática de inclusão da pessoa com deficiência, intitulada “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”. Também assinalou o dirigente da entidade de classe: “(…) um dos objetivos da República Federativa do Brasil é promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminações”.
Na sua fala, Cristiano Matos de Santana evidenciou o trabalho em prol das pessoas com deficiência realizado pelos Defensores Públicos do Núcleo da PCD Cosmo Sobral e Vinicius Goulart; pelos Defensores Públicos Clarice Binda e Jean Carlos do Núcleo de Direitos Humanos e pelos Defensores Públicos do Núcleo da Criança e do Adolescente Ana Lourena, Davi Veras e Joaquim Neto.
Por fim, Cristiano Matos entregou ao Deputado Federal Márcio Jerry uma cartilha, em BRAILLE, de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência elaborada pela ANADEP, via Assessoria de Comunicação e Comissão da Pessoa com Deficiência.