A ADPEMA Solidária, braço social da ADPEMA, apoiou a ação social da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizada neste último sábado (14), de 08h às 12h, no bairro Península do Ipase, em São Luís. Além de assistência jurídica gratuita em demandas relacionadas a registros públicos, divórcio e pensão alimentícia, foram ofertados serviços de saúde, beleza, estética e atividades voltadas para a educação ambiental, oferecidas pela equipe do Parque Ambiental Alumar, parceiros desta ação.
“A Defensoria Pública presta atendimento jurídico em diversas áreas, como atendimento a família, de registro público, divórcio, pensão alimentícia. E além desses serviços jurídicos, nós tivemos diversos parceiros conosco através do Instituto Irmã Dilce Coelho que participaram levando especialidades médicas, assim como também o Parque Ambiental da Alumar que realizou rodas de conversas e atividades recreativas com as crianças. E o ônibus escritório de odontologia também esteve presente levando cidadania e serviços para a comunidade”, explicou a Ouvidora-Geral da DPE/MA, Fabíola Diniz.
Durante as atividades foram disponibilizados testes rápidos de hepatite e HIV, glicemia, aferição de pressão e campanha de vacinação. Houve atendimento médico nas especialidades de clínica geral, psicologia, nutrição, oftalmologia e odontologia. Segundo o Defensor-Geral da DPE/MA, Dr. Gabriel Furtado, a ação deve ser feita em outros municípios do Estado ao longo do ano. “É nosso papel estar próximo da comunidade, e ações como esta mostram que aqui é o nosso verdadeiro local de atendimento, no meio da comunidade”. A ação deverá se estender para o interior do Maranhão. “A gente tem atuação não só em São Luís, na região metropolitana, mas em todo o Estado do Maranhão”, complementou a Ouvidora-Geral, Fabíola Diniz.
Na ocasião, aconteceu também a posse popular da ouvidora-geral da Defensoria , a assistente social Fabíola Araújo, reconduzida ao cargo de ouvidora-geral pelo biênio 2022-2024. Fabíola atuará no fortalecimento do elo entre as instituições da sociedade civil organizada e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão. “Parabenizamos o trabalho da Fabíola Diniz, ao tempo que desejamos grande êxito à nova gestão, colocando-nos à disposição para parcerias e diálogos”, cumprimenta o presidente da APDEMA, Dr. Cristiano Matos de Santana.
A ADPEMA SOLIDÁRIA
A ADPEMA SOLIDÁRIA foi criada, em maio de 2020, pela Resolução n. 001/2020, em meio à pandemia do covid-19, para dar organicidade às atividades de assistência que já vinham sendo realizadas difusamente pela ADPEMA, no curso do tempo, a pessoas carentes.
A ADPEMA SOLIDÁRIA é o braço social da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA) que tem o escopo de realizar políticas filantrópicas, de assistência social, jurídica e de educação em direitos etc voltadas para as pessoas hipossuficientes. É presidida pelo Presidente da ADPEMA ou por quem ele designar, secretariada pelo Vice-Presidente, com o apoio de toda a Diretoria e da Tesouraria da entidade.
A ADPEMA
A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA) foi idealizada em 2001, quando se deu o seu nascimento, após a nomeação e posse dos primeiros aprovados no concurso público da Defensoria Pública. Ela é a entidade civil, sem fins lucrativos, de interesse público, que congrega e representa Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Maranhão, que são os responsáveis pela orientação jurídica, pela promoção dos direitos humanos em diversos âmbitos, como: direito de família, direito cível, direito da criança e do adolescente, direito da saúde, do idoso e da pessoa com deficiência, direito criminal, direitos humanos, direito da mulher e da pessoa LGBTQI+ etc.
Uma das finalidades da ADPEMA, que tem utilidade pública reconhecida por lei estadual, é pugnar pelo prestígio da Defensoria Pública, desenvolver trabalho no sentido de colocar a entidade e seus associados em posição de destaque e manter intercâmbio com associações de caráter científico ou cultural.