Em 17/01/2020, foram empossados no Conselho Superior como Conselheiros eleitos pela classe os Defensores Públicos Arthur Magnus Dantas de Araújo, Diego Ferreira de Oliveira, Fábio Souza de Carvalho, bem como as Defensoras Públicas Juliana Achilles Guedes, Luciana dos Santos Lima, Moema Campos de Oliveira Zocrato e Vanessa Lira Brasil, sendo empossado posteriormente o Defensor Público Ian Nascimento em substituição a Arthur Magnus.
O Conselho Superior, no biênio 2020-2022, que, por natural, teve a participação dos Conselheiros natos, implementou diversas ações, dentre as quais destacamos: remoção, promoção e confirmação de membros na carreira (em período de pandemia), aprovação da resolução que estimula maior aproximação da instituição com as comunidades do Itaqui-Bacanga e da Zona Rural; aprovação da cota racial de 30% em seletivos de estágio promovidos pela instituição; eleição da nova Ouvidora-Geral, após debates;, regulamentação de trabalho voluntário e aprovação da proposta orçamentária da instituição.
A Conselheira Moema Zocrato, eleita em 2020 para o Conselho Superior, falou sobre o trabalho realizado durante a gestão: “A experiência de integrar o Conselho Superior da Defensoria Pública engrandeceu muito minha visão sobre a instituição, seu funcionamento e desafios que temos para enfrentar. Os debates sempre foram muito construtivos e tenho a honra de dizer que integrei uma composição do Conselho com maioria de mulheres dentre os membros eleitos, bem como maioria de membros eleitos sendo defensores com atuação no interior”.
A ADPEMA, pelo presidente Cristiano Matos de Santana, que se faz presente nas sessões do egrégio colegiado, registra seu voto de parabéns às Conselheiras e aos Conselheiros eleitos do egrégio Conselho Superior da Defensoria Pública que findaram mandato e prestaram grande serviço público. As felicitações são estendidas aos Conselheiros natos, que seguem nas atividades, e à Ouvidora Geral.