A ADPEMA participou da 221° sessão extraordinária do Conselho Superior, em 17/09/2021, cuja pauta era o orçamento institucional. Nela, foram expostos dados técnico-orçamentários pela Defensoria Pública Geral e explicado sobre a continuidade da interiorização e os desafios e avanços dos últimos anos.
A ADPEMA, pela Presidência, fez um panorama de parte dos problemas dos colegas do interior, salientou a sobrecarga de trabalho e o adoecimento psicológico de defensoras e defensores públicos, ressaltando a importância da necessidade de membros nas unidades jurisdicionais, já que há defasagem de Defensoras e e Defensores Públicos frente a membros de demais instituições do Sistema de Justiça, consoante demonstra o II Mapa das Defensorias Públicas elaborado pelo IPEA/ANADEP.
O presidente Cristiano Matos de Santana, por fim, sustentou que a proposta orçamentária há de ser prévia e efetivamente discutida pelo Conselho Superior- como ocorrem nalgumas outras instituições- postulando que a Defensoria Pública Geral crie uma comissão orçamentária específica com o Conselho Superior e com um representante da ADPEMA, dada a relevância da matéria, sendo acompanhado pela Conselheira Dra. Moema Zocrato e pelo Dr. Ian Barbosa.