Durante o mês de maio de 2021, várias atividades envolvendo a Defensoria Pública e as associações estaduais foram realizadas, período em que é celebrado o mês da Defensoria Pública. Encabeçado pela Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP), uma série de atividades foram realizados no intuito de discutir a importância da Defensoria Pública dentro da sociedade e de abordar o tema da campanha nacional da ANADEP de 2021: “Racismo se combate em todo lugar – Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial no acesso a direitos e políticas públicas para pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais”.
A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA) também fez parte desse grande evento durante todo o mês de maio e realizou diversas ações para as associadas e associados e para a sociedade em geral, a quem se destina todo o nosso esforço, dedicação e luta.
Primeiramente, pensando em levar as informações referentes à ADPEMA, ANADEP e Defensoria Pública, recriamos este site para que as associadas, os associados e o público em geral tenham mais um meio de ficar a par das nossas ações e de assuntos pertinentes ao meio jurídico no Brasil e Maranhão. Preparado de forma que todos possam acessá-lo da forma mais fácil possível, criamos um espaço de simples utilização, mas com uma variedade de áreas que contêm diversas informações da Associação. Tudo isso com uma linguagem e programação moderna e certificado de segurança.
Do dia 17 de maio até o dia 29 de maio, foi veiculado na Rádio Mirante o “spot” da Campanha Nacional da ANADEP com a assinatura vocalizada da ADPEMA. Essa foi uma forma abrangente de levarmos a mensagem da campanha para todo o público do Maranhão, já que o rádio continua sendo um veículo de comunicação com grande audiência. Como resultado, tivemos vários “spots” sendo reproduzidos durante o dia, todos os dias, conscientizando a população.
Outra forma também encontrada para dar visibilidade à campanha e levar um olhar critico à população de São Luís foi a inserção de “outdoors” espalhados pela cidade. Vários pontos contaram com a informação visual do dia 13 de maio ao dia 23 de maio. Nos outdoors, também divulgamos uma das nossas ações seguintes: as “lives” no Instagram sobre o tema da campanha.
Com a participação de alguns defensores e defensoras, idealizamos uma série de debates pertinentes ao tema da Campanha Nacional da ANADEP. O primeiro deles, foi realizado no dia 20 de maio, por meio de uma live com os defensores públicos Dr. Thales Pereira e o Dr. Victor Hugo, que trataram sobre “Racismo, sentidos constitucionais e acesso à justiça”. Já no dia 27 de maio, realizamos o debate “Vulnerabilidade e a luta antirracista na perspectiva defensorial”, com a participação da defensora pública Dr. Clarice Binda e do defensor público Dr. Magdiel Santos. Ambos os debates foram muito produtivos e abordaram questões de grande importância e relevância para o cenário atual em que vivemos.
No dia 19 de maio, Dia da Defensoria Pública, Dia da Defensora Pública e Dia do Defensor Público, o presidente da ADPEMA, Cristiano Matos de Santana, em nome de toda a Diretoria ADPEMA, por vídeo, enviou uma mensagem para todas as defensoras e defensores públicos destacando o “trabalho de abnegação e zelo dos profissionais em prol do povo, num momento tão difícil de covid-19, rogando a Deus pelo fim da pandemia e para que seguíssemos com fé e com todas as cautelas, distanciamento e teletrabalho”.
Encerrando o mês e as ações do “Maio Verde”, a ADPEMA, por meio do projeto Conexão Solidária, que conta também com a participação do Conselho Estadual do Idoso (CEDIMA) e da Associação Nacional de Gerontologia (ANG/MA), realizou a entrega de centenas de máscaras a instituições de idosos em São Luís. As máscaras foram entregues no Recanto do Aconchego, Asilo de Mendicidade e Solar do Outono. Estiveram presentes o presidente da ADPEMA, Cristiano Matos de Santana, a presidente da ANG-MA, Isabel Lopizic, e o presidente do CEDIMA, Glécio Sandro Leite da Silva.
O presidente da ADPEMA, Cristiano Matos de Santana, fez um balanço das ações durante o mês e declarou: “O mês de maio – quando comemoramos o Dia Nacional da Defensoria Pública – é carregado de alto simbolismo para a ADPEMA, tanto que o denominamos de maio verde. A relevância do maio verde se caracteriza pela oportunidade que nós defensoras e defensores públicos e a sociedade temos de refletir sobre o acesso à Justiça e, no presente ano, meditar sobre um tema tão caro ao mundo que é a luta contra o racismo, materializada pela campanha da ANADEP “Racismo se combate em TODO lugar”.